Visitas

PUB

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Festas do Povo - Campo Maior

Festas do Povo - Campo Maior (Festa do Papel)






As Festas do Povo consistem na ornamentação das ruas de Campo Maior, maioritariamente no Centro Histórico. Para o enfeite das ruas são usadas flores de papel e outros objectos em cartão e papel, feitos artesanalmente pela população. Este evento tradicional único já alcançou elevada notoriedade, tanto a nível nacional, como internacional. Sendo estas festas são sobejamente conhecidas, também, como Festas dos Artistas ou Festas das Flores. Fonte (Aqui com vídeo, sobre)


Todas as ruas são ornamentadas com flores de papel.









Fotos de: João Chambel




São festas que não se realizam ciclicamente, mas quando o Povo entende. 

As últimas Festas do Povo realizaram-se em 2004 e 2011 marca o regresso deste grande evento de cultura popular com mais de 104 ruas. Descrever estas festas não é tarefa fácil. Envolve-as um mundo de esforços, de dedicação, de poesia, que se torna muito difícil descrever e transmitir. 
São meses e meses de luta, trabalho de entusiasmo sem limites dedicados á sua preparação. São horas sem conta, roubadas quantas vezes ao justo descanso, que toda a gente de Campo Maior dedica á preparação dessa maravilhosa e inesquecível surpresa, desse admirável e fascinante jardim florido que há-de surgir, como por encanto, ao raiar de uma aurora de Setembro. 

Este vídeo acompanha em fundo as tradicionais "saias" melodias típicas das Festas e de Campo Maior!

Sem comentários:

Enviar um comentário