Visitas

PUB

sábado, 6 de setembro de 2014

Abandonado no Estoril

Cocheiras de Santos Jorge - Estoril


Edifício magnifico e abandonado em pleno centro do Estoril, junto à estação de caminho de ferro, à vários anos... É este o retracto deprimente, da falta de zelo, pelo património de Portugal !

Cocheiras de Santos Jorge é um conjunto edificado composto pela antiga garagem, cocheira e cavalariça da casa de António Santos Jorge, junto à estação ferroviária do Estoril. O edifício das cavalariças, projectado pelo Arq.º Norte Júnior, cerca de 1914, enquadrava-se na Arquitectura de Veraneio dos anos 90 do século XIX e dos primeiros 30 anos do século XX, que largamente se difundiu na Costa do Estoril.



Cocheiras de Santos Jorge - Estoril












Vista do lado oposto
Fotos de: João Chambel



Exibindo características próprias da arquitectura residencial romântica tardia, o edifício das cavalariças estava inicialmente programado para se inserir num conjunto habitacional mais vasto, que não se chegou a levar a cabo.

É de notar os seus traços ecléticos e exóticos que acentuam a particularidade de, tendo sido construído primeiro que o palacete, ser mais rico em termos decorativos que este último, tendo sido constituído "Imóvel de Interesse Público" em 1996. Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário