Santuário da Peninha - Sintra
O Santuário da Peninha localiza-se em posição dominante, no extremo oeste da Serra de Sintra, sobranceiro ao cabo da Roca. Local de magia e contemplação, evidencia permanência e influência humanas desde o Período Neolítico.
A paisagem imensa que se avista destes 488 metros de altitude vai do cabo Espichel e Arrábida, a sul, até ao cabo Carvoeiro e Berlengas, a norte, e, para nordeste, abarca a Serra em toda a sua extensão. Exposto a fortes ventos marítimos, encontra-se frequentemente envolto em nevoeiros.
O Santuário está integrado numa propriedade com 62 hectares.
A subida à Capela
Logo ali ao lado.
Com uma imensidão de verde em seu redor.
Com o cabo da roca ao longe...
Uma janela com vista sobre a bacia do Tejo.
Uma vista até Lisboa.
Fotografias de: João Chambel
By: Sony DSC - Hx60
A capela da Nossa Senhora da Penha (posteriormente Peninha), erguida por devoção popular na sequência, de acordo com lenda com raízes no séc. XVI, no reinado de D. João III (1502-1557), da aparição de Nossa Senhora a uma pastorinha Muda e muito pobre de Almoinhas Velhas. A partir de então o local foi profundamente venerado pelos povos das redondezas. Aí se construiu uma primeira ermida, em pedra seca. A fragilidade da construção obrigou a que fosse reconstruída diversas vezes. (continue lendo aqui.)
Visões do Santuário da Peninha e arredores.
Sem comentários:
Enviar um comentário