Palácio Nacional de Mafra
O "luxo", a opulência da Monarquia portuguesa. Em Portugal existe monumentos assim... Grandiosos, onde a arte arquitectónica é uma constante. Monumento emblemático da história portuguesa, onde existe uma igreja majestosa, com seis órgãos de carrilhões e uma biblioteca das mais antigas da Europa.
Concebido inicialmente como um pequeno convento para 13 frades, o projecto para o Real Convento de Mafra foi sofrendo sucessivos alargamentos, acabando num imenso edifício de cerca de 40.000 m2, com todas as dependências e pertences necessários à vida quotidiana de 300 frades da Ordem de S. Francisco.
Uma objectiva grande angular, faz milagres...
A cúpula e as torres com os sinos de muitas toneladas.
É composto por um palácio e mosteiro monumental em estilo barroco joanino, na vertente alemã. Os trabalhos da sua construção iniciaram-se em 1717 por iniciativa de João V de Portugal, em virtude de uma promessa que fizera em nome da descendência que viesse a obter da rainha dona Maria Ana de Áustria.
Fotografias de: João Chambel - By: Sony DSC-HX60
"Trata-se de uma obra de enormes dimensões, que consegue num só edifício de grande escala, reunir uma igreja, um convento e um palácio. Sendo a obra de maior referência no reinado de D. João V, o chamado período joanino. Numa altura em que vivíamos numa monarquia absoluta, esta obra vai nascer mais por necessidade política, usando o ouro vindo do Brasil. Desta forma, D. João V vai criar uma marca do seu reinado e mudar o paradigma da artes em Portugal." Wikipédia
Para verem a real dimensão do monumento, fica estas imagens aéreas de Manuel Gonçalves.
Poderão ver dois excelentes vídeos do Palácio/convento, aqui ! Um do palácio, outro da grandiosa igreja do convento (clique!).
Uma beleza portuguesa!
Sem comentários:
Enviar um comentário