sábado, 30 de junho de 2018

Claustros do Mosteiro de Alcobaça

Claustros do Mosteiro de Alcobaça




O Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, também conhecido como Real Abadia de Santa Maria de Alcobaça.

Claustro de D. Dinis... Trata-se do único claustro medieval do Mosteiro de Alcobaça (clique!). Construído no reinado de D. Dinis, presumivelmente entre 1308 e 1311, foi concebido por Domingo Domingues e Mestre Diogo, sendo um dos mais belos do gótico português. 

Um claustro, consiste tipicamente em quatro corredores a formar um quadrilátero, por norma com um jardim no meio.
















Posteriormente, no reinado de D. Manuel I (1495-1521)  por ordem do Abade D. Jorge de Melo, foi-lhe acrescentado um piso superior (Sobreclaustro) com traça de João de Castilho.









Todo o Claustro é abobadado, com arcos torais de volta perfeita e ogivas. As abóbadas acompanham a assimetria da construção, sendo irregulares sobretudo a poente.

Importa referir, para melhor compreendermos a evolução da respectiva construção, o arcaísmo de alguns dos seus elementos, lado a lado com outros datáveis do século XIV.





Fotografias de: João Chambel    -   By: Sony DSC-HX60






"O mosteiro é constituído por uma igreja ao lado da sacristia e, a norte, por três claustros seguidos, sendo cada um circundado, na sua totalidade, por dois andares, assim como também por uma ala a sul. Os claustros, inclusive o mais antigo, possuem, igualmente, dois andares. Os edifícios à volta dos claustros mais recentes possuem três andares. Entre 1998 e 2000 foi descoberto um presumível quarto claustro no lado sul da igreja. Este claustro foi, provavelmente, aplanado na sequência da destruição causada pelo terramoto de 1755 e da grande inundação de 1774. Continue lendo na Wikipédia.







Sem comentários:

Enviar um comentário