Torre de Belém
Sempre de vigia sobre o Tejo. Antes ara a "caravela de Pedra" carregada de canhões sempre prontos a disparar para quem por ela se atrevesse a passar, sem ordem suprema. Hoje é uma atracção turística das mais visitadas de Lisboa e Portugal.
Designada no século XVI pelo nome de Baluarte de São Vicente a par de Belém e por Baluarte do Restelo, esta fortificação integrava o plano defensivo da barra do rio Tejo projectado à época de João II de Portugal (1481-95).
As aves vigiam a Caravela de pedra.
Erguer a ponte...
A fila é constante e, neste dia era muito pequenina.
Visto lá do alto.
Fotografias de: João Chambel - By, Sony DSC-HX60
Este monumento destaca-se pelo nacionalismo implícito, visto que é todo rodeado por decorações do Brasão de armas de Portugal, incluindo inscrições de cruzes da Ordem de Cristo nas janelas de baluarte; tais características remetem principalmente à arquitectura típica de uma época em que o país era uma potência global (a do início da Idade Moderna).
Classificada como Património Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) desde 1983, foi eleita como uma das Sete Maravilhas de Portugal em 7 de Julho de 2007. fonte
Sem comentários:
Enviar um comentário