sábado, 27 de fevereiro de 2016

Arte Tumulária de Alcobaça

Arte Tumulária de Alcobaça






Os túmulos de D. Pedro I e de D. Inês de Castro encontram-se no Mosteiro de Alcobaça. São duas verdadeiras obras-primas da escultura gótica em Portugal, cuja construção se situa entre 1358 e 1367 e de autoria desconhecida.

D. Pedro sobe ao trono em 1357 e uma das suas primeiras medidas foi mandar coroar Inês de Castro sua rainha (post mortem) e construir um túmulo majestoso. Em 1360, acabado o túmulo, D. Pedro I ordenou que o colocassem no braço sul do transepto do Mosteiro de Alcobaça e em seguida que trasladassem para lá o corpo de D. Inês.. D. Pedro I mandou construir um túmulo semelhante para si próprio, sendo colocado lado a lado esquerdo do de D. Inês. O rei morre em 1367 indo repousar, nessa altura, ao lado da sua amada. (aqui)





Inês de Castro está representada com a expressão tranquila, rodeada por anjos e coroada de rainha. A mão direita toca na ponta do colar que lhe cai do peito e a mão esquerda, enluvada, segura a outra luva.


Os temas representados no túmulo são: nos frontais, a Infância de Cristo e a Paixão de Cristo e, nos faciais, o Calvário e o Juízo Final.




Túmulo de D. Inês de Castro (Mosteiro de Alcobaça)


Túmulo de D. Inês de Castro






Túmulo de D. Inês de Castro (Mosteiro de Alcobaça)





Túmulo de D. Pedro I (Mosteiro de Alcobaça)



D. Pedro I está representado também com a expressão tranquila, coroado e rodeado por anjos. Segura o punho da espada na mão direita, enquanto com a esquerda agarra a bainha.

Túmulo de D. Pedro I (Mosteiro de Alcobaça)



Túmulo de D. Pedro I





Nas faces do túmulos estão representadas: nos frontais, a Infância de S. Bartolomeu e o Martírio de S. Bartolomeu e, nos faciais, a Roda da Vida e a Roda da Fortuna e ainda a Boa Morte de D. Pedro.

Rosácea do túmulo de D. Pedro I - Roda da Vida e Roda da Fortuna
 (Mosteiro de Alcobaça)

Neste túmulo destaca-se o facial da cabeceira onde está representada a Roda da Vida e a Roda da Fortuna. Image: A Roda da Vida possui 12 edículas com os momentos da vida amorosa e trágica de D. Pedro e de D. Inês. 

 Fotografias de: João Chambel - By, Sony DSC-HX60










Alcobaça - Arte Tumulária


Sem comentários:

Enviar um comentário