Santuário de Fátima - Fátima
Fátima, por estes dias é local de grande peregrinação por parte dos emigrantes Portugueses que regressaram ao seu país em férias. Uns vêm pagar as suas promessas, outros vão agradecer a Nossa Senhora de Fátima por terem regressado bem de saúde. É o local de maior peregrinação de Portugal e mesmo do mundo!
A história de Fátima está associada a três crianças (os pastorinhos de Fátima): Lúcia e os seus primos, Francisco Marto e Jacinta Marto, que em 13 de maio de 1917, quando estavam a apascentar as suas ovelhas na Cova da Iria, testemunharam a aparição de uma senhora de branco. A Cova de Iria é onde se situa agora a capela das aparições. Fonte
Por estes dias o santuário anda em obras.
Um anjo de vigia
Pormenor da torre da igreja, antiga.
Azinheira onde apareceu a Nossa Senhora pela primeira vez aos pastorinhos.
Fachada principal da igreja de Fátima
Pormenor da fachada
A antiga capela das aparições, ainda existe!
A imagem de Nossa Senhora na Capelinha das Aparições
Colunatas
Pormenor dos painéis laterais
João Paulo II
Trata-se do quarto maior templo católico do mundo em capacidade, tendo sido integralmente pago com dádivas dos peregrinos ao longo dos anos. A decoração é inspirada na arte bizantina e ortodoxa.
Interior da Basílica
Fotografias de: João Chambel
O Santuário de Fátima é composto principalmente pela Capelinha das Aparições, o Recinto/Esplanada do Rosário, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário e colunatas, casa de retiros de Nossa Senhora do Carmo e Reitoria, casa de retiros de Nossa Senhora das Dores e albergue para doentes, praça Pio XII e Centro Pastoral Paulo VI, e também a vasta Basílica da Santíssima Trindade, inaugurada a 13 de Outubro de 2007. Destacam-se ainda a Capela do Lausperene (Laus Perene = Louvor Permanente) (onde está permanentemente exposto o Santíssimo Corpo de Cristo na Hóstia Consagrada) e a Capela da Reconciliação, dedicada à celebração do Sacramento da Reconciliação (Confissão).
Como chegar.
Vídeo do Santuário de Fátima - 2015
Sem comentários:
Enviar um comentário