terça-feira, 11 de novembro de 2014

Igreja de Santo António de Lisboa

Igreja de Santo António, de Lisboa






Igreja de Santo António é um edifício localizado na freguesia de Santa Maria Maior (), no concelho de LisboaPortugal. Encontra-se alegadamente no local da casa onde Santo António nasceu, junto à antiga "Porta do Mar", que existia na muralha de acesso ao interior de Lisboa medieval, e assume-se como seu santuário. Ao lado, encontra-se um pequeno museu a ele dedicado.

Manda a tradição que os jovens que tencionam casar, no dia do casamento, visitem a igreja, rezem e deixem flores para Santo António, que é o intercessor dos recém-casados. Na descida para a cripta, há um painel de azulejos modernos que celebra a visita do Papa João Paulo II em 1982.



Igreja de Santo António



O Interior magnifico.




Um altar de uma beleza enorme. 


Lá no alto também tem muita beleza.


Sitio onde João Paulo II rezou, na igreja.








Painel dentro da igreja



Arte Arquitectónica de uma beleza rara.




À entrada da igreja





No exterior 




Fotografias de: João Chambel




No interior, a cripta com entrada pela sacristia é tudo o que resta da igreja original, que foi destruída pelo terramoto de 1755. A nova igreja, um edifício tardo-barroco e pombalina de linhas sinuosas marcadas no desenho do frontão e da escadaria, foi iniciada em 1757, sob a direcção de Mateus Vicente, arquitecto da Basílica da Estrela.

Toda a obra foi parcialmente paga pelas crianças, que pediam "um tostãozinho para o Santo António", e, como se pode ver hoje, o chão da capela está coberto de moedas e as paredes exibem mensagens de devotos. Em 1995, a igreja foi renovada para o VIII centenário do santo. O museu, em edifício anexo criado em 1962, erguido onde tradicionalmente se considera ser o local onde nasceu o Santo, foi fruto de renovação na sua exposição através de um projecto desenvolvido entre 2010 e 2012 por Ana Cristina LeitePedro Teotónio Pereira e Rita Fragoso de Almeida.  Fonte, Wikipédia



Mapa do local.

A igreja de Santo António

Sem comentários:

Enviar um comentário