sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Orquídeas, o Poder da Imitação Natural

Orquídeas, o Poder da Imitação Natural




Elas são aos milhares, de uma beleza extraordinária, e existem pelo Mundo todo, de todas as cores e formas, existem em estado selvagem e a ornamentar muitas casas por todo o Mundo. Elas emitam a Natureza, muitas vezes para atrair insectos ou pequenos animais para as polinizar... Orquídeas!


Existem 25 mil espécies, sem contar com os muitos milhares que surgiram através da hibridação e selecção de cultivo de variedades, realizadas por uma plêiade de horticultores em todo o mundo. Segundo Eric Hansen, autor de “Orchid Fever: A Horticultural Tale of Love, Lust, and Lunacy” [sem tradução portuguesa], as orquídeas são a causa de um vício que raia a loucura. Estima-se que cerca de 45 milhões de pessoas em todo o mundo se dediquem ao seu cultivo, e o seu comércio ilegal não é menosprezável. Aqui!



 Orquídea, Orchis militaris



Há exemplares de orquídeas em todo o planeta, excepto nos pólos e nos desertos. 

Orchis militaris, ampliada 




Orquídea, Ophrys scolopax



Ophrys scolopax, ampliada



 Orquídea, Orchis italica


Orchis italicam, ampliada 





Ophrys tenthredinifera, ampliada



Orquídea, Orchis speculum lusitanica, encontra-se na Arrábida.




A prova do porquê, da imitação das Orquídeas 


A primeira Orquídea Africana a chegar à Europa, Disa uniflora.






Orquídea, Trudelia cristata





Índice de géneros de Orchidaceae (Orquídeas, são aos milhares)
Índice: A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z



Orquídeas são todas as plantas que compõem a família Orchidaceae, pertencente à ordem Asparagales, uma das maiores famílias de plantas existentes. Apresentam muitíssimas e variadas formas, cores e tamanhos e existem em todos os continentes, exceto na Antártida, predominando nas áreas tropicais. Maioritariamente epífitas, as orquídeas crescem sobre as árvores, usando-as somente como apoio para buscar luz; não são plantas parasitas, nutrindo-se apenas de material em decomposição que cai das árvores e acumula-se ao emaranhar-se em suas raízes. Elas encontram muitas formas de reprodução: na natureza, principalmente pela dispersão das sementes mas em cultivo pela divisão de touceiras, semeadura in-vitro ou meristemagemFonte, aqui!



Sem comentários:

Enviar um comentário