Visitas

PUB

domingo, 16 de agosto de 2015

Santuário da Peninha - Sintra

Santuário da Peninha - Sintra






O Santuário da Peninha localiza-se em posição dominante, no extremo oeste da Serra de Sintra, sobranceiro ao cabo da Roca. Local de magia e contemplação, evidencia permanência e influência humanas desde o Período Neolítico. 

A paisagem imensa que se avista destes 488 metros de altitude vai do cabo Espichel e Arrábida, a sul, até ao cabo Carvoeiro e Berlengas, a norte, e, para nordeste, abarca a Serra em toda a sua extensão. Exposto a fortes ventos marítimos, encontra-se frequentemente envolto em nevoeiros. 
O Santuário está integrado numa propriedade com 62 hectares. 





A subida à Capela



Logo ali ao lado.








Com uma imensidão de verde em seu redor. 



Com o cabo da roca ao longe...




Uma janela com vista sobre a bacia do Tejo.


Uma vista até Lisboa.


Fotografias de: João Chambel

By: Sony DSC - Hx60



A capela da Nossa Senhora da Penha (posteriormente Peninha), erguida por devoção popular na sequência, de acordo com lenda com raízes no séc. XVI, no reinado de D. João III (1502-1557), da aparição de Nossa Senhora a uma pastorinha Muda e muito pobre de Almoinhas Velhas. A partir de então o local foi profundamente venerado pelos povos das redondezas. Aí se construiu uma primeira ermida, em pedra seca. A fragilidade da construção obrigou a que fosse reconstruída diversas vezes. (continue lendo aqui.)









Visões do Santuário da Peninha e arredores.


Sem comentários:

Enviar um comentário